Como lidar com problemas de entrega em e-commerce

A logística é uma parte fundamental em todas as lojas online, porque até que o cliente não tenha o produto nas mãos, a venda não está finalizada. É muito importante “a experiência do cliente” na entrega, se é do seu agrado você vai comprar novamente nesse e-commerce. Neste artigo, veremos quais fatores devem ser levados em consideração para escolher o operador logístico correto.

Tornar um e-commerce lucrativo é difícil. Segundo alguns estudos, 80% das lojas online não excedem 3 anos de vida e um dos fatores-chave é a logística.

A qualidade e o preço do serviço de operador de logística são fundamentais para todas as empresas de e-commerce. Em um mercado em que cada vez mais são aqueles que decidem começar no mundo das vendas on-line, é muito importante definir quais produtos serão vendidos nessa loja on-line e avaliar sua dificuldade na entrega. Existem muitos itens que necessitam de serviços logísticos especiais, como no setor de móveis e decoração, onde costumam ter grandes pesos e volumes. Ao mesmo tempo, podemos trabalhar com produtos muito frágeis, onde uma logística muito especial é necessária para a entrega da mercadoria ao cliente final, mesmo que seja necessário usar 2 distribuidores para realizar o transporte. Também encontramos outros produtos, como produtos frescos, que precisam de veículos preparados para conservar a temperatura e onde a rastreabilidade da temperatura é garantida durante todo o processo de logística.

Portanto, ao escolher um produto para venda on-line, temos que garantir que podemos entregá-lo ao cliente nas melhores condições e com o melhor preço . Um empreendedor on-line nos disse sobre isso, ” o sucesso do meu e-commerce tem sido um produto personalizado e, mais importante, é um pequeno produto que pesa menos de 1 kg, o nível dos custos de transporte influencia grandemente , conseguindo baixos custos de entrega ao cliente “.

Vamos rever abaixo os 7 pontos-chave ao desenvolver a logística em um comércio on-line :

 

  1. Tipo de produto

Nosso produto determinará o método de envio a ser usado. Podemos fazer uma grande divisão entre remessas especiais e normais .

Os embarques especiais podem ser:

Volumoso: móveis, decoração, etc.

Frágil: bebidas, vidro, eletrônicos etc.

Frescas e perecíveis: frutas, legumes, carne, peixe, frutos do mar, etc.

Nestes produtos, tendo necessidades muito específicas, encontramos menos operadores preparados para o transporte, razão pela qual, logicamente, os preços são mais caros .

Em remessas normais , incluímos o restante dos produtos, aqueles que não precisam de nada especial para seu transporte: sem montagem, sem temperatura controlada, sem requisitos especiais além do mero cuidado com o qual qualquer pacote ou embalagem deve ser tratado. Existem muitos operadores que podem fornecer este serviço e os preços, portanto, são mais baratos .

 

  1. lista de preços

As taxas de preço dependerão, em uma parte muito importante, do número de remessas que a empresa faz . Você não pode ter o mesmo preço, logicamente, aquele que faz 1 remessa por dia, aquele que tem 200 remessas diárias.

Teremos que avaliar o preço do operador logístico e também os serviços que oferece: rastreabilidade, gerenciamento de incidentes, logística reversa, atendimento ao cliente, etc.

O preço também varia de acordo com as preferências de entrega do cliente e sua localização geográfica .

 

  1. áreas de entrega

Podemos diferenciar, de acordo com a área onde o e-commerce venderá seus produtos, os seguintes destinos:

Nacional : Podem ser entregas locais, intermunicipais e interestaduais.

Internacional : Remessas para todo o resto do mundo.

 

  1. Prazos de entrega

Aqui também nos dividimos novamente em dois grandes grupos, dependendo do mercado nacional ou internacional :

Nacional: temos serviços no mesmo dia, antes das 10:00 h, 14:00 h. ou 24:00 h; entregas no sábado; entregas em 24-72 h; entregas no horário da manhã ou da tarde e serviço noturno a partir das 18:00 h.

Internacional: Dependendo das necessidades do cliente, distinguimos 24 h. ar, 48-72 h. ar ou terra na Europa, terra em 3-5 dias ou 15-21 dias pelo correio.

 

  1. Reembolsos

Você terá que decidir se vai oferecer este serviço ao cliente em sua loja on-line , para que o cliente possa pagar no momento da entrega da mercadoria ao mensageiro, levando em conta que é comum ser pago em dinheiro.

Isto supõe uma comissão que o operador logístico lhe cobrará , sendo usual 2 ou 3% do valor do reembolso, com um mínimo de comissão que se encontra nos 2 ou 3 euros.

 

  1. Seguro

É muito importante conhecer o seguro que você terá ao decidir sobre um operador logístico ou outro. Certifique-se do seguro que pretende contratar e indique os tipos de seguro, o que cobra e a indemnização em caso de perda, quebra ou deterioração.

 

  1. logística reversa

Por último, mas não menos importante, temos que avaliar a logística reversa. É um fator muito importante na hora de escolher a empresa de transporte, já que é um serviço especial, mais delicado e que pode ser muito diferente entre uma empresa e outra , portanto o preço também pode variar entre elas.

Este serviço é aquele que lida com os retornos que seu cliente pode fazer e que você oferece para gerenciar a coleção que retornará o produto para sua empresa.

As razões para a coleção podem ser diferentes, de um artigo enviado não solicitado, a um erro na origem (por exemplo, outro tamanho é enviado), itens danificados ou que o cliente não quer mais (direito de retirada).

Nestes casos, é muito importante informar o cliente para devolver a mercadoria na embalagem original. Imagine, por exemplo, um retorno de uma televisão sem sua caixa de embalagem original.

 

Conclusão

Os parceiros logísticos são fundamentais para que o cliente esteja satisfeito com as entregas e que o transporte dos produtos no meu e-commerce não constitua um problema diário, com incidentes e atrasos.

Portanto, uma boa seleção é muito importante e dedica tempo à análise das empresas de transporte que podem fornecer o serviço necessário . Ao selecionar operadores logísticos, você tem que tentar ter um bom serviço com o melhor preço, mas sem esquecer que nem tudo é o preço, a qualidade do serviço também é fundamental. Se você não tiver um bom serviço de logística, o cliente não repetirá a compra .

 

Leave a Reply: