Whatsapp como forma de divulgação e vendas

A cada mês, existem cerca de 1,5 bilhão de usuários ativos no WhatsApp. Cerca de 65 bilhões de mensagens de texto são enviadas pelo serviço de mensagens todos os dias. O conteúdo da imagem também é bastante popular: 4,5 bilhões de fotos e 1 bilhão de vídeos são compartilhados entre usuários diariamente.

O aplicativo mensageiro, que é usado em 180 países e suporta 60 idiomas, oferece às empresas um grande potencial de comunicação com seus clientes. A única falha: o WhatsApp não é projetado para propaganda de qualquer forma. O fundador Jan Koum seguiu o mantra: “Sem anúncios! Não há jogos! Sem truques! ”O mensageiro deve focar no essencial: a comunicação entre as pessoas.

Os termos e condições gerais do WhatsApp proíbem as empresas de usar o aplicativo comercialmente. Isso pode ser evitado apenas se o cliente fizer contato primeiro. Para que isso aconteça, o interesse deles deve ser estimulado para incluir o número da empresa em sua lista de contatos e escrever para ele por meio do mensageiro. A troca de contatos conta como comunicação sob as diretrizes do WhatsApp.

As empresas que já usam publicidade do WhatsApp para a comunicação de sua empresa são consideradas “pioneiras na mídia social”. Mas ainda não foram testadas ou testadas e foram ainda menos profissionalizadas. O WhatsApp Business, no entanto, é um aplicativo especial para empresas que já está disponível. Ajuda a simplificar a comunicação com os clientes, separa os contatos particulares dos clientes e ajuda você a fazer uma presença oficial na empresa. Em alguns países, o aplicativo de negócios está disponível desde meados de janeiro de 2018. Ele continuará sendo lançado em todo o mundo, passo a passo.

Por que usar o WhatsApp para marketing?

Com mais de um bilhão de usuários diários, o aplicativo de mensagens oferece às empresas uma oportunidade única de tornar sua comunicação com o cliente mais pessoal. Deve se concentrar menos em publicidade e mais em consultoria. A maioria dos usuários do WhatsApp está procurando por contato individual e direto.

O que eles normalmente não imaginam é o boletim informativo do WhatsApp, que funciona como um substituto do boletim informativo clássico por e-mail. Os clientes preferem atendimento ao cliente sem complicações e consultoria da empresa via WhatsApp. Os profissionais de marketing também veem um grande potencial no uso do aplicativo para gerenciamento da comunidade e marketing pessoal. Desta forma, o WhatsApp oferece novas possibilidades para a comunicação da empresa – e não apenas externamente. O aplicativo também é uma alternativa adequada para mensageiros da equipe, como Slack, Twist e outros.

As empresas devem se concentrar principalmente na exclusividade e autenticidade ao usar o WhatsApp. As metas são a fidelização de clientes a longo prazo e mais vendas. E as chances para isso não são ruins: quem confia em empresas com seu número de telefone no WhatsApp geralmente fica feliz com o produto ou serviço e também confia na empresa em geral. Se o investimento vale realmente para as empresas, no entanto, é difícil dizer. O marketing do WhatsApp ainda não foi testado o suficiente e as formas de medi-lo ainda são muito imaturas. Mas as empresas podem obter mais atenção por sua oferta usando a vantagem do primeiro. Como o aplicativo é usado principalmente em smartphones (e o aplicativo de navegador também requer um número de telefone), o marketing do WhatsApp é o mais útil para grupos-alvo móveis.

Preparação: convide os clientes a interagir

Antes de começar, as empresas devem desenvolver uma estratégia de como querem usar o WhatsApp para comercializar seus produtos ou serviços. Ao contrário de outros canais de mídia social, velocidade e engajamento não são suficientes com o WhatsApp. O que realmente conta aqui é a relevância e a sensação do tom correto. A publicidade do WhatsApp deve oferecer aos clientes um valor consistente para atraí-los e incentivar a interação.

Antes de configurar o WhatsApp em movimento, as empresas precisam primeiro fazer com que os usuários se inscrevam em seus serviços ou newsletters. Alguns incentivos interessantes podem incluir:

Conteúdo exclusivo

Brindes grátis como um obrigado por se inscrever

White papers

E-books

Amostras de produtos

Sorteios

Cartões de presente

Descontos

Como funciona o marketing do WhatsApp?

Depois que a estratégia é definida, a implementação pode começar. As coisas que acontecem na vida cotidiana podem consumir muito tempo com marketing para uma empresa que usa o WhatsApp. O grande número de destinatários deve ser bem gerenciado. Isso pode ser feito usando listas de transmissão no Android ou no iOS.

Transmissão com o WhatsApp web

Mensagens mais longas podem ser enviadas mais facilmente usando o serviço da Web WhatsApp no ​​PC. O WhatsApp Web é executado em todos os navegadores populares, como Safari, Firefox e Chrome. Mas a versão da web só funciona se o aplicativo também estiver instalado no seu smartphone. Após um login inicial, o WhatsApp sincroniza todas as mensagens. Os usuários podem ler e gravar mensagens de todos os dispositivos finais. Mas os destinatários só podem ser adicionados ou removidos das listas de transmissão usando o aplicativo do smartphone. O número de participantes é limitado a 256.

Leave a Reply: