Por que contar com ajuda profissional no registro de marca?

Não há uma fórmula mágica para conseguir ter sucesso no mundo do empreendedorismo. Conseguir que o seu negócio cresça e se torne uma referência naquele mercado de atuação não é uma tarefa fácil, dependendo de muito esforço, trabalho e persistência.

No entanto, passar por alguns processos é essencial para atingir os seus objetivos. Tendo em vista que toda empresa que consolida no mercado possui uma marca minimamente forte, o registro de marca é um desses processos, podendo ser um dos caminhos para o fortalecimento dos elementos que remetem ao seu negócio.

Você sabe o que é o registro de marca e qual a importância dele para uma empresa? Ou o porquê de contar com ajuda profissional em todo esse processo? Nesse artigo iremos responder essas e muitas outras perguntas acerca desse assunto!

 

O que é o registro de marca? 

O registro de marca é um processo feito junto ao Instituto da Propriedade Industrial, mais conhecido como INPI, que visa registrar os elementos que remetem a uma empresa em seu banco de dados. Para quem não sabe, o INPI é uma autarquia federal, de modo que tem atuação em todo o país, sendo responsável pelos processos de registro de marca, registro de patentes, direitos autorais, dentre outros.

O registro de marca é, na grande maioria das vezes, um processo longo e que demanda muita persistência do dono da marca. O prazo pedido pelo INPI para deferir a marca é de 28 meses, o que pode parecer muito tempo. No entanto, dois fatores podem te tranqüilizar nesse quesito: assim que você entrar com o processo, sua marca já estará sendo parcialmente protegida. Além disso, apesar do prazo estipulado ser de 28 meses, normalmente o deferimento – ou indeferimento – sai muitos meses antes.

 

Qual a importância do registro de marca? 

Você que está entrando agora no mundo do empreendedorismo, acabou de abrir a sua empresa e ficou sabendo através de outras pessoas que precisa fazer o registro de marca pode se perguntar: Porque eu devo passar por esse processo, isto é, qual a importância que ele tem para a minha empresa? Afinal, se eu não tiver esse registro eu ainda posso continuar o meu negócio?

São muitas dúvidas e algumas delas serão respondidas nesse momento: antes de qualquer coisa, é necessário que o leitor saiba que o processo do registro de marca não é algo obrigatório para todas as empresas, sendo, na verdade, uma forma de garantir a exclusividade dos seus elementos.

Sendo assim, você não precisa ter passado pelo processo de registro de marca para atuar no mercado empresarial. A finalidade dele é assegurar e fortalecer a sua marca. A atuação no mercado depende da junta comercial, e este assunto não está nas diretrizes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, sendo tratado com a sua cidade ou com o seu estado.

 

Diante disso, já que não é obrigatório, qual é a importância do registro de marca?

Como já falado anteriormente, o INPI é uma autarquia federal com atuação em todo o território nacional. Sendo assim, caso você tenha a sua marca registrada junto a esse órgão, sua empresa será a única – naquele ramo de atuação – a contar com os elementos que compõe a sua marca.

Isso se dá pelo fato de que esse tipo de registro garante a exclusividade dos seus elementos. Esse tipo de exclusividade pode contribuir diretamente para um fortalecimento da sua marca, tendo em vista que será a única em todo o Brasil.

Além disso, ter o registro de marca garante que o indivíduo não será vítima de plágio! Como sabemos, em qualquer área de atuação irá existir pessoas que desejam se aproveitar do sucesso de outros. Com o mundo empresarial não é diferente, mas ter o registro de marca pode evitar esse tipo de constrangimento!

 

– Exemplo:

Para exemplificar o que foi falado acima, podemos falar de uma situação fictícia. Uma pessoa A abre um negócio na Zona Norte da cidade, que começa a fazer sucesso. Algumas pessoas do bairro e de bairros vizinhos freqüentam sempre o lugar, chamando também os seus amigos de outras regiões daquela cidade.

Vendo o sucesso deles, um empresário decide abrir outra empresa, no outro lado da cidade, com elementos de marca bem parecidos. Dessa forma, todos os clientes que iriam de longe para o negócio da pessoa A não irão mais, pois existe um totalmente parecido perto deles.

Caso tenha o registro de marca, essa pessoa terá base judicial para brigar na justiça pela retirada dos elementos que julga ser plágio. Ademais, em muitos casos, o indivíduo acusado de cópia têm de pagar uma multa para a empresa original!

 

Por que contar com ajuda profissional no registro de marca?

Bom, agora você já sabe o que é o registro de marca e porque a sua empresa deve passar por esse processo. Dessa forma, é necessário saber por que contar com ajuda profissional!

O registro de marca é um processo longo, como já falado, que dura um prazo médio de 20 meses, podendo se estender até por 28 meses. Para fazer a entrada com o pedido, deve ser feita uma pesquisa em todo o banco de dados do INPI, que garantirá que aqueles elementos não serão barrados em algum momento do processo.

Isso é feito pelo seguinte fato: caso exista algum elemento semelhante na mesma área de atuação, o pedido provavelmente será interrompido. Dessa forma, o primeiro grande motivo para contar com ajuda profissional no registro de marca é que uma pessoa comum não dispõe das ferramentas para fazer essa pesquisa, podendo gastar o seu tempo e dinheiro para nada.

Além disso, assim que o pedido é feito, vários empecilhos podem ocorrer ao longo de todo o processo. Antes de tudo, é necessário fazer uma constante consulta para verificar como está o andamento de todo o registro. Com uma empresa responsável pelo pedido você terá profissionais qualificados que irão consultar o seu processo todos os dias.

Além disso, uma empresa de registro de marcas qualificada conta com vários tipos de profissionais, desde administradores até advogados. Isso é importante, pois, no decorrer do processo, outras empresas podem entrar com oposição, alegando algum tipo de cópia parcial. Uma boa empresa do ramo irá cuidar dessa oposição e garantir o deferimento da sua marca!

Se interessou pelo processo de registro de marca? A Lancaster Marcas & Patentes é uma das maiores empresas nesse ramo em todo o Brasil, sendo uma das pioneiras em Minas Gerais. Com seus mais de 60 anos de atuação, a companhia tem grandes clientes, todos satisfeitos com os serviços prestados! Ligue e consulte preços e condições!

Leave a Reply: