Maltodextrina: efeitos colaterais
Maltodextrina: efeitos colaterais – A maltodextrina, também conhecida como malto, é um suplemento alimentar muito utilizado no mercado. Não possui o mesmo sucesso de produtos tradicionais – tais como o whey protein e a creatina – mas é bastante utilizado como um tipo de pré treino e ainda mais usado como acompanhante para a ingestão de proteínas ou outros nutrientes.
Dessa forma, é possível perceber que a maltodextrina oferece vários benefícios para o indivíduo. Caso contrário, não conseguiria consumidores tão fiéis, que tomam o suplemento por vários meses e realmente recomendam. No entanto, como toda substância, pode ter efeitos colaterais indesejados, principalmente se for tomado de maneira errada!
Para evitar esse tipo de situação, nesse artigo iremos falar sobre os possíveis efeitos colaterais da maltodextrina e como evita-los.
O que é a maltodextrina? – Maltodextrina: efeitos colaterais
A maltodextrina é uma substância retirada isolada ou retirada de alguns alimentos do nosso dia a dia, como o amido de milho, o arroz ou a mandioca. Ele é caracterizado como um carboidrato complexo, o que, na grande maioria das vezes, é tido como um inimigo dos praticantes de musculação.
O Malto, no entanto, não é tão inimigo assim. Isso se deve ao fato de que a substância é um carboidrato complexo de cadeia curta, o que faz com que o seu tempo de digestão não seja tão demorado. Além disso, é considerado um elemento de alto índice glicêmico, isto é, quando consumido elevará de forma significativa a quantidade de glicose na corrente sanguínea.
Sua cadeia é formada por várias diferentes formas de glicose, as quais são unidas por diferentes tipos de ligações química. Frutose, dextrose, dentre outros tipos estão presentes em sua composição!
Para que serve a Maltodextrina? – Maltodextrina: efeitos colaterais
Como já falado anteriormente, um dos efeitos da maltodextrina é proporcionar um aumento dos níveis de glicose na corrente sanguínea. A glicose, por sua vez, precede a formação do ATP, a qual fornece a energia necessária para o corpo realizar qualquer tipo de atividade, seja esta pensar ou praticar atividades físicas de alta intensidade.
Além disso, com o aumento da glicose, o corpo automaticamente libera insulina. Isso se deve ao fato de que manter a glicose em altos níveis no sangue por muito tempo pode ser prejudicial, e a insulina é o hormônio responsável por regular o equilíbrio de glicose na corrente sanguínea. No entanto, esse hormônio também “abre” as células, deixando-as mais propensas para receber os nutrientes.
A partir desses efeitos, é possível concluir: a maltodextrina serve, principalmente, para duas coisas: fornecer energia para os seus consumidores e aumentar a absorção momentânea de outros nutrientes, como as proteínas.
Maltodextrina: efeitos colaterais
Se tomada da maneira correta, a maltodextrina não pode causar efeitos colaterais importantes em seus consumidores, tendo em vista que é uma substancia naturalmente encontrada em vários alimentos do dia a dia. No entanto, as doses devem ser regradas e a superdosagem pode causar problemas, como náuseas, vômitos e dores de barriga.
Além disso, a superdosagem por muito tempo, principalmente se a intensidade dos treinos não acompanhar essa alta quantidade, pode levar ao aumento de gordura corporal. Além de ser indesejável esteticamente falando, altos níveis de gordura no corpo podem trazer vários males para a saúde, como entupimento de veias, doenças do coração, dentre outros.
Em relação às contraindicações, a maltodextrina não é interessante para aquelas pessoas que são diabéticas ou está em condição de pré-diabetes. Isso se deve ao fato de que propicia um aumento da quantidade de glicose no sangue, o que pode ser muito prejudicial para essas pessoas.
A fim de evitar todos esses efeitos, tome a maltodextrina da maneira correta, isto é: apenas suplemente se for um praticantes de atividades físicas regular. A dosagem irá depender do seu tipo físico, mas mantém uma média de 20 gramas a cada vez. O melhor horário é antes do treino, já que no pós a dextrose pode ter um efeito melhor!
Além disso, consulte o seu nutricionista antes de adicionar qualquer um desses elementos a sua dieta do dia a dia. Essa consulta irá evitar todos os tipos de efeitos colaterais possíveis, tendo em vista que o profissional dará todas as informações acerca do nutriente em si.
Gostou desse artigo sobre “Maltodextrina; efeitos colaterais”? Deixe nos comentários abaixo a sua opinião sobre esse suplemento e quais foram os efeitos sentidos no seu corpo. Acompanhe também o nosso blog para mais textos como esse, onde é possível aprender tudo sobre o mundo da musculação. Você pode se interessar também:
Leave a Reply: