Calibragem de pneu de carro Veja mais informações!
Calibragem de pneu de carro Veja mais informações!
Um dos elementos mais importantes de um veículo é o pneu e seu estado depende da condução ser mais ou menos segura. De facto, em qualquer tipo de condução mas, em particular, em utilização extrema como a condução fora de estrada, o tipo, a pressão dos pneus do veículo e o seu estado de conservação são de importância vital. Mas às vezes as rodas não recebem toda a atenção de que precisam. Calibragem de pneu de carro
Devido à crise, os motoristas tentam tirar mais proveito dos pneus, prolongando suas vidas em situações extremas em alguns casos. Esta situação é um perigo real para esse motorista e, pior de tudo, é também para todos aqueles que circulam em torno dele. Por exemplo, o simples fato de medir atentamente a pressão dos pneus do carro, tentar acelerar um pouco menos e fazer uma direção mais eficiente são soluções melhores para prolongar a vida útil dos pneus e economizar dinheiro.
Pressão de pneus de carro: um fator primário
Ao comprar pneus, não confie em pechinchas porque estes são, como dissemos antes, uma peça fundamental em qualquer veículo.
Assim, embora seja uma questão de dinheiro e, por vezes, para comprar os pneus que queremos ser um esforço considerável, é necessário valorizar o desembolso como um investimento que irá protegê-lo de possíveis acidentes na estrada.
Mas, além da compra de um bom pneu, há um aspecto primordial a considerar e que também não custa dinheiro: verifique periodicamente a pressão dos pneus do carro. Ao garantir que circulamos com a pressão recomendada pelo fabricante, também podemos reduzir o consumo de combustível ao mínimo possível e prolongar a vida útil do piso.
Como regra geral, você deve verificar a pressão do pneu do carro uma vez por semana ou, pelo menos, uma vez a cada 15 dias. Há carros que até têm um aviso de perda de pressão e os modelos mais sofisticados têm um medidor de pressão de todas as rodas que podem ser verificados a qualquer momento. Calibragem de pneu de carro
Assim, podemos concluir que é vital para a segurança usar pneus bem conservados com pressão de inflação adequada. Mas quantos pilotos sabem exatamente que pressão seus pneus deveriam ter? Quantos verificaram a pressão na última semana? Quantos sabem, se eles têm, para verificar a pressão de seus pneus usando o sistema automático de seu veículo, no caso de contar com ele?
Pneus, na verdade, são a principal causa mecânica dos acidentes de trânsito. Além disso, muitos deles são acidentes graves, uma vez que geralmente são produzidos em alta velocidade, que é quando os esforços no pneu são maiores. Calibragem de pneu de carro.
A história dos pneus
O pneu é projetado para fornecer uma cobertura flexível com um revestimento impermeável para conter e restringir o ar comprimido. Esta cobertura é fornecida com uma porção de piso de borracha que é projetada para suportar o desgaste abrasivo e de corte do contato com a estrada e para proteger o pneu contra perfurações e perda de ar. Tal estrutura tem, diferentemente de uma borracha sólida ou de um pneu almofadado, nenhuma capacidade em si de carregar ou absorver choques. É totalmente dependente do ar comprimido contido para permitir que ele funcione.
Patente de um pneu
A primeira patente de um pneu foi emitida para Robert William Thomson na Inglaterra em 1845 por um pneu de couro oco cheio de ar. Apesar de um conjunto de “Aerial Wheels” da Thomson ter percorrido 1.200 milhas em um brougham inglês, os pneus de borracha sólida do mesmo inventor eram mais populares; e assim, por quase meio século, os pneus cheios de ar foram esquecidos. A crescente popularidade da bicicleta no final do século 19 reviveu o interesse em design de pneus, e em 1888John Boyd Dunlop , cirurgião veterinário de Belfast , obteve patentes de um pneu para bicicletas.
Pneus pneumáticos foram aplicados pela primeira vez em veículos motorizados pelo fabricante francês de borracha Michelin & Cie. Por mais de 60 anos, os pneus tinham tubos internos para conter o ar comprimido e as carcaças externas para proteger os tubos internos e fornecer tração. Na década de 1950, no entanto, pneus sem câmara reforçados por lonas ou camadas alternadas de cordão tornaram-se equipamento padrão em automóveis novos. Naquela década, a Michelin introduziu o pneu radial-ply, que agora é padrão para todos os automóveis nos países desenvolvidos.
Pneus
Pneus são geralmente retidos na roda através do uso de grânulos (aros de arame) que são moldados nas bordas do pneu. As bordas do pneu são colocadas em um canal de forma na circunferência da jante e são seguras firmemente contra as bordas do canal pela pressão exercida quando o pneu é inflado com o ar. As pressões variam de cerca de 30 libras por polegada quadrada (200 kilopascals) para pneus grandes e macios até aproximadamente 100 libras por polegada quadrada (700 kilopascals) para aplicações de alta pressão e alta carga. A pressão é transportada por camadas de cordas embutidas em uma capa de borracha que, por sua vez, serve para conter o ar, proteger os cordões e dar alta fricção ao solo. Esta combinação feliz é a razão pela qual pneus pneumáticos são tão amplamente utilizados para o transporte. Mais de 200 milhões deles são fabricados apenas para veículos motorizados todos os anos, 90% para automóveis e 10% para caminhões.
Nesse artigos vimos mais sobre Calibragem de pneu de carro.
Gostou de saber mais sobre Calibragem de pneu de carro ? Acesse nosso site para saber mais!