O que é freio ABS Veja mais informações sobre!
O que é freio ABS Veja mais informações sobre!
Os carros mais modernos são equipados com uma série de apetrechos que garantem mais comodidade, conforto, conectividade e interatividade do veículo com seu condutor e passageiros. Porém, mais do que todas essas inovações, existem tecnologias importantes que influem diretamente no funcionamento do veículo. Um bom exemplo disso é o freio ABS.
O que é freio ABS
A sigla ABS está originalmente em alemão (Antiblockier-Bremssystem) e significa basicamente um sistema de freios anti-bloqueio. Trata-se de um sistema de travagem que evita o bloqueio das rodas e derrapagem durante a travagem, de modo que não só desacelera o veículo de forma eificiente, mas mantém-se estável e orientável durante a travagem (pode virar enquanto paramos ). Ele foi projetado para ajudar o motorista a manter alguma capacidade de direção e evitar arraste durante a frenagem. O sistema ABS evita que qualquer uma das 4 rodas derrape, o que lhe permite dirigir o veículo e continuar a manter a travagem (travagem e direção ao mesmo tempo).
Em cada roda há um sensor de velocidade ou velocidade que está conectado à unidade de controle central eletrônica do ABS; as rotações das rodas assim medidas são constantemente comparadas umas com as outras e com a velocidade real do veículo. No caso em que a velocidade de rotação de algumas rodas diminui mais que proporcionalmente, a eletrônica detecta o perigo de bloqueio e imediatamente reduz a pressão hidráulica do fluido de freio no circuito de freio correspondente.

O ABS age automaticamente , sem que o motorista tenha que reduzir a pressão no pedal do freio. Os sensores de velocidade da roda detectam o bloqueio e enviam sinais para modificar a pressão de frenagem, que varia rapidamente, adaptando-se ao requisito a que está sujeita. Os sistemas ABS comumente usados em veículos modernos realizam a operação de diminuir e aumentar a pressão de frenagem cerca de 15 ou 18 vezes por segundo, mesmo se mantivermos o pedal do freio totalmente pressionado.
No pavimento molhado, o sistema permite a drenagem da água através das ranhuras e a cunha da água não é formada por não virar as rodas, fazendo com que o carro deslize sobre a água (aquaplanagem) sem qualquer controle sobre ela.
O sistema antibloqueio completo é monitorado pelo dispositivo de controle. Em caso de perturbação, o dispositivo desconecta o ABS e ativa a lâmpada de controle do ABS, avisando que o sistema de frenagem ABS não está disponível naquele momento.
A luz de segurança do ABS acende quando a ignição é ligada e desliga assim que o motor arranca.
Como realizar frenagens com o sistema ABS
Pressione o pedal de freio com firmeza. Quando precisar frear repentinamente, pressione e mantenha o pedal do freio o mais firme possível, pois esse tipo de pressão é necessário para que o sistema ABS funcione corretamente. Você pode sentir vibrações no pedal e ouvir o ruído que é normal para a operação do ABS, no entanto, continue a aplicar pressão no pedal. Um tanto quanto simples e intuitivo, não?
Vantagens dos freios ABS
- O processo instantâneo de regulação garante uma manobrabilidade total do carro em todos os momentos, mesmo em situações de frenagem de emergência.
- O carro permanece sempre administrável, mesmo quando está travando com força.
- O motorista (mesmo o menos experiente) mantém um comando perfeito do carro ao frear.
- O carro não derrapa ao frear completamente em uma curva.
- O comportamento do carro ao travar é independente das condições do solo: por exemplo, se o centro da estrada estiver seco, enquanto o ombro está coberto de neve.
- O ABS contribui de forma importante para a segurança ativa do automóvel.
- Nesse artigos vimos mais sobre O que é freio ABS.
Gostou de saber mais sobre O que é freio ABS? Acesse nosso site para saber mais!