Se você já viu uma corrida de Fórmula 1, provavelmente deve ter reparado que os pneus dos carros são lisos quando a pista está seca. Com isso, você provavelmente deve ter se perguntado: Por que o Pneu de Fórmula 1 é liso.
Para responder a essa pergunta, preparamos este artigo para você.
Mas afinal, por que o pneu de Fórmula 1 é liso?
Antes de tudo, é preciso entender que tudo nos carros de Fórmula 1 é feito para tirar o máximo de desempenho dos carros. Por essa razão, cada detalhe importa.
Em um carro de elite, como é o caso dos F1, a aderência é a coisa mais importante, tanto por questões de desempenho, para se ter a volta mais rápida possível, como de segurança, pois bater a 200km/h não deve ser nada agradável.
Por isso, os pneus precisam entregar exatamente isso. O Pneu da Fórmula 1 é liso, para que haja a maior área de contato possível com o solo e isso gera mais aderência, dando mais estabilidade ao carro e permitindo que o piloto extraia tudo que o carro tem para dar.
Agora você deve estar se perguntando: por que os pneus de rua tem ranhura?
Isso acontece por duas razões, a primeira é que os carros de rua não precisam de tanto desempenho quanto um carro de corrida, e outro é que eles precisam estar aptos a andar em qualquer condição.
Nesse sentido, se os pneus para veículos normais fossem lisos, precisariam ser trocados sempre que chovesse, além disso, não teriam aderência alguma e deixariam o carro impossível de controlar.
Quem fabrica os pneus da Fórmula 1?
Os pneus da Fórmula 1 são produzidos com materiais e formatos diferentes dos pneus comuns, por isso, apenas grandes empresas, com tradição em tecnologias para pneumáticos podem produzir.
Grandes marcas já forneceram compostos para a categoria como: Michelin e Bridgestone. Desde 2011 a marca italiana Pirelli produz os pneus da categoria, sempre inovando e trazendo pesquisa e inovação para dentro das pistas.
Gostou do artigo “Por que o Pneu de Fórmula 1 é liso?” Acesse nosso site para saber mais!