História da Microsoft

História da Microsoft – A Microsoft Corp. é uma empresa americana de tecnologia sediada em Redmond, Washington, que apóia a invenção, fabricação e licenciamento de bens e serviços relacionados à computação. Foi registrado no Novo México em 1976, depois de ter sido formado no ano anterior por dois amigos de infância.

O início da parceria da Microsoft

 

Antes de Paul Allen e Bill Gates serem co-fundadores da Microsoft, eles eram ávidos “nerds” de computadores, em uma época em que o acesso a esses dispositivos era difícil de encontrar. Allen e Gates ignoravam as aulas do ensino médio para viver e respirar na sala de informática da escola. Eventualmente, eles invadiram o computador da escola e foram pegos, mas ao invés de serem expulsos, eles receberam um tempo de computador ilimitado em troca de ajudar a melhorar o desempenho dos dispositivos.

Gates e Allen dirigiram sua própria pequena empresa, chamada Traf-O-Data, enquanto cursavam o ensino médio e venderam um computador para a cidade de Seattle para contar o tráfego da cidade.

Bill Gates larga os estudos em Harvard

 

Em 1973, Gates deixou Seattle para cursar a Universidade de Harvard como estudante de direito. No entanto, o primeiro amor de Gates nunca o deixou enquanto ele passava a maior parte do tempo no centro de computação de Harvard, onde continuava melhorando suas habilidades de programação.

Logo, Allen mudou-se para Boston também, trabalhando como programador e pressionando Gates a deixar Harvard para que pudessem trabalhar em tempo integral juntos em seus projetos. Gates não tinha certeza do que fazer, mas o destino entrou em cena.

O nascimento da Microsoft

 

Em janeiro de 1975, Allen leu um artigo na revista Popular Electronics sobre o microcomputador Altair 8800 e o mostrou a Gates. Gates contatou empresa MITS, criadores do Altair, e ofereceu os serviços dele e de Allen para escrever uma versão da nova linguagem de programação BASIC para o dispositivo.

Após oito semanas, Allen e Gates demonstraram seu programa para a MITS, que concordou em distribuir e comercializar o produto sob o nome de Altair BASIC. O negócio do Altair inspirou Gates e Allen a formar sua própria empresa de software. A Microsoft foi fundada em 4 de abril de 1975, em Albuquerque, Novo México, a sede da MITS, com Gates como o primeiro CEO.

De onde veio o nome Microsoft?

 

Em 29 de julho de 1975, Gates usou o nome “Micro-Soft”, que havia sido sugerido por Allen, em uma carta a Allen referindo-se a sua parceria. O nome, fruto de uma junção de “microcomputador” e “software”, foi registrado na secretaria de Estado do Novo México em 26 de novembro de 1976.

Em agosto de 1977, a empresa abriu seu primeiro escritório internacional no Japão, chamado ASCII Microsoft. Em 1979, a empresa mudou-se para Bellevue, Washington, e dois anos depois incorporou-se lá sob o nome Microsoft Inc. Gates foi presidente da empresa e presidente do conselho e Allen foi vice-presidente executivo.

História dos produtos da Microsoft

 

– Sistemas Operacionais Microsoft:

 

Xenix
Xenix

Um sistema operacional é um software fundamental que permite que um computador funcione. Como uma empresa recém-formada, o primeiro produto de sistema operacional da Microsoft a ser lançado publicamente foi uma versão do Unix chamada Xenix, lançada em 1980. O Xenix foi mais tarde usado como base para o primeiro processador de texto da Microsoft, chamado Multi-Tool Word, antecessor do Microsoft Word.

O primeiro sistema operacional de grande sucesso da Microsoft foi o MS-DOS ou o Microsoft Disk Operating System, que a Microsoft escreveu para a IBM em 1981, baseado no programa QDOS, do programador de computadores Tim Paterson. No negócio do século, Gates licenciou o MS-DOS para a IBM, mas reteve os direitos sobre o software. Gates fez uma fortuna para a Microsoft, que se tornou uma grande fornecedora de software.

– Mouse Microsoft:

 

Primeiro Mouse Microsoft
Primeiro Mouse Microsoft

O mouse da Microsoft foi lançado em 2 de maio de 1983.

– Windows:

 

Microsoft Windows 95
Microsoft Windows 95

Também em 1983, a maior conquista da Microsoft foi lançada. O sistema operacional Microsoft Windows tinha uma nova interface gráfica com o usuário e um ambiente multitarefa para computadores IBM. Em 1986, a empresa se tornou pública e Gates tornou-se bilionário aos 31 anos.

– Microsoft Office:

 

Microsoft Office

1989 marcou o lançamento do Microsoft Office, um pacote de software que, como o nome descreve, é uma coleção de programas para uso em um escritório. Inclui um processador de texto, planilha eletrônica, programa de e-mail, software de apresentação de negócios e muito mais.

– Internet Explorer:

 

Internet Explorer
Internet Explorer

Em agosto de 1995, a Microsoft lançou o Windows 95, que incluía tecnologias para conexão à Internet, como suporte embutido para rede dial-up, TCP / IP (Protocolo de Controle de Transmissão / Protocolo da Internet) e navegador da Web Internet Explorer 1.0.

– Xbox:

 

Xbox 360
Xbox 360

Em 2001, a Microsoft lançou sua primeira unidade de jogos, o sistema Xbox. O Xbox enfrentou uma concorrência acirrada do PlayStation, da Sony, e a Microsoft acabou descontinuando o Xbox original em favor de versões posteriores. Em 2005, a Microsoft lançou o console de videogame Xbox 360, que foi um sucesso. A versão mais atual do console é o Xbox One, que concorre diretamente com o Playstation 4, da Sony.

– Microsoft Surface

 

Microsoft Surface
Microsoft Surface

Em 2012, a Microsoft fez sua primeira incursão no mercado de hardware de computação com o anúncio dos tablets Surface, que executavam o Windows RT e o Windows 8 Pro.

Registro de Marca e a sua importância

 

Ter a proteção e o direito de exclusividade para a sua marca é um passo vital para o fortalecimento de um negócio. Gates e Allen sabiam disso, e registraram o nome de sua marca pouco tempo depois de abrirem a empresa. Se não possuíssem toda essa segurança, outra empresa de softwares poderia ter se valido do sucesso que a Microsoft começou a fazer na década de 80.

O registro de marca garante a exclusividade do termo nominativo e visual (logotipo) em todo o território nacional. Além de proteger a sua marca, a exclusividade é essencial para o fortalecimento daqueles elementos.

A Arena Marcas & Patentes é referência em consultoria no processo de registro de marca. Além de contar com os melhores profissionais e um serviço de alta qualidade, a empresa oferece preços acessíveis e condições especiais para os seus clientes! Ligue já e registre a sua marca!

 

Leave a Reply: